Um dos seis Porsche 959 do Dakar foi vendido por 5.2 milhões

À partida do Rali Paris-Alger-Dakar de 1984 todas as atenções estavam centradas nos Porsche 953 de René Metge e Jacky Ickx. A multidão apelidava-nos de 911 4x4 e o mediatismo à sua volta foi crescendo à medida que os quilómetros se iam somando. No final, Metge festejou a vitória e Ickx carimbou um sexto lugar.

A primeira experiência da marca de Estugarda no Dakar não podia ter corrido melhor e foi a pensar nisso que no ano seguinte, em 1985, a Porsche resolveu repetir a receita. Era o regresso ao Dakar, mas desta vez com o novo Porsche 959 e três equipas: René Metge/Dominique Lemoine, Jacky Ickx/Claude Brasseur e Jochen Mass/Ekkehard Kiefer, mas nenhum dos carros chegou ao fim.

Foi um ano para esquecer para a fabricante alemã, mas isso não impediu o regresso no ano seguinte. A Porsche voltou com duas equipas e com um terceiro carro – conduzido pelo engenheiro Roland Kussmaul – de acompanhamento. No final a vitória voltou a sorrir a Metge, numa prova marcada pelo duelo entre o Porsche 959 e os Mitsubishi Pajero.

Ao todo foram construídos seis exemplares do Porsche 959 – três em 1985 e três em 1986 – e um deles acaba de ser vendido em leilão por 5.2 milhões de euros, superando a estimativa inicial que rondava os 3 milhões.

O exemplar em questão continua a "vestir" a mítica decoração Rothmans com que participou na icónica prova de todo-o-terreno em 1985, com René Metge ao volante, e soma a vitória em duas etapas, antes de abandonar com um problema no motor.

É o único exemplar deste modelo que alguma vez foi vendido num leilão público e continua a contar com um motor de 3.2 litros atmosférico herdado de um 911 Carrera. Ainda assim, e apesar deste motor estar incluído no negócio, o motor que está montado é um bloco de 3.0 litros. O objectivo é que possa usá-lo em eventos sem as preocupações de danificar o motor original.

Resta agora saber se o novo proprietário o vai deixar fechado numa garagem a valorizar ou se o vai levar a eventos especiais do calendário anual, tal como o Festival de Velocidade de Goodwood. Escusado será dizer que para nós só esta segunda hipótese é que é válida…

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